Cacela Velha é uma aldeia da freguesia de Vila Nova de Cacela na Região do Algarve em Portugal. As cidades maiores e mais conhecidas próximas são Faro (48 Km), Albufeira (80 Km) e Lagos (127 Km).

Para muitos a mais bela zona da ria Formosa, conserva admiravelmente o seu encanto e pacatez. Da bela localidade muralhada de Cacela-a-Velha, edificada sobre uma arriba fóssil com cerca de um milhão de anos, contempla-se a ria Formosa e a ilha-barreira onde se situa a praia marítima.

Escondida do turismo em massa, a aldeia é a casa da Praia da Fábrica, uma das atracções mais bonitas de Cacela Velha.

Virgem, selvagem e de uma beleza que lhe valeu o 7º lugar no top das 15 melhores praias do mundo pela revista espanhola «Condé Nast Traveler».

Para chegar lá, torna-se necessária uma viagem de barco pela ria Formosa, o que não será difícil de arranjar entre os pescadores locais, em troca de um pequeno incentivo monetário. Na maré baixa porém, basta arregaçar as calças e caminhar por entre as dunas para chegar ao areal, o que torna a experiência ainda mais rica. Aproveite para apreciar a vida animal como é o caso dos caranguejos e garças que por lá se passeiam.

Mas Cacela Velha não é só praia. A aldeia é uma das mais típicas e genuínas de todo o Algarve e merece uma visita.

 

Como chegar

De norte, Lisboa e Barlavento: Seguir na A2 direcção ao sul até ao Algarve e entrar na A22 (Via do Infante), direcção a Tavira/Espanha. Sair para a N270 pela saída 16 (Tavira). Seguir a N270 e N125 (direcção Vila Real de Sto. António) até Cacela Velha.

 

Quando visitar

Por estar localizada no sotavento algarvio, torna-se possível visitar a localidade com temperaturas agradáveis até no Inverno. Não para fazer praia, mas para passar um entardecer e assistir a um pôr-do-sol incrível. Pitoresca e cheia de charme, Cacela Velha oferece uma experiência inesquecível a quem a visita.

Perca-se pelas ruas de típicas casas caiadas de branco e tome um café numa das várias esplanadas que por lá encontra. Passear pela aldeia é uma autêntica viagem ao passado não só pela obra arquitectónica como pelo facto de esta estar fechada ao trânsito de veículos.

 

Onde ficar

Não existem unidades hoteleiras ou pensões em Cacela Velha, mas é possível alugar apartamentos de férias. Como é possível que passem menos de 1 dia na vila, aconselhamos ficar em alojamentos nas redondezas.
Como tal sugerimos os seguintes alojamentos:

Para reservar, basta clicar nos alojamentos seleccionados, e ajustar as datas à vossa medida.

 

Praias

 

Lugares a visitar

Fortaleza de Cacela: Implantada numa posição dominante sobre a Ria Formosa, a Fortaleza de Cacela é uma estrutura militar de pequenas dimensões que assumiu a defesa da costa algarvia, densamente povoada e urbanizada, inserida no quadro mercantil do Mediterrâneo.

As primeiras referências do forte surgem no séc. X e no séc. XII, pelo geógrafo Al Idrisi. Foi alvo de reconstrução durante o séc XVI e posteriormente no final do séc. XVIII na sequência do terramoto de 1755.

Em 1897, a Fortaleza foi ocupada pela Brigada Fiscal da Guarda Nacional Republicana, razão que impede atualmente as visitas turísticas ao monumento. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

 

Centro histórico: O aglomerado, de planta aproximadamente circular, é delimitado por muralhas de alvenaria e taipa. Conserva ainda o espaço urbano antigo, praticamente isento de construções contemporâneas. As casas de habitação estão pintadas de branco com as portas e janelas emolduradas dominadas pelo tradicional azul cobalto, existindo no entanto, alguns exemplares que utilizam a cor amarela.

O centro histórico é composto por ruas empedradas e alguns conjuntos arquitectónicos como as Casas da Câmara, edifícios térreos do séc. XVI, época em que Cacela era sede de concelho, que correspondem à antiga câmara, cadeia e cavalariças, a Casa da Misericórdia que está adossada à Igreja Matriz e a Casa do Pároco, edifício quinhentista de taipa suportado por contrafortes.

Igreja Matriz de Cacela Velha:

Dedicada à Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz de Cacela Velha é uma das grandes referências patrimoniais da povoação. É uma obra renascentista, do ano de 1518, da responsabilidade do arquiteto André Pilarte, também conhecido pela autoria das Igrejas de Alcoutim e Tavira.

A igreja matriz foi edificada sobre um antigo templo medieval do qual se conserva uma porta lateral ogival e segue a orientação canónica, ou seja, com o altar voltado para nascente. Tal como aconteceu com outros edifícios da região algarvia, esta igreja foi bastante atingida pelo terramoto de 1755, tendo sido necessária a sua reconstrução em 1795.

O interior é constituído por três naves, separadas por arcos de pedra em forma de ogiva, apoiados em colunas.

 

Outras actividades

Para além de fazer praia em Cacela Velha e de passear nas suas ruelas, é possível fazer uma série de actividades na área. A ria formosa torna o sotavento mais especial, por isso sugerimos-lhe que visite as redondezas ou que faça uma das seguintes actividades:

  • Praia Verde;
  • Voo de Girocopter;
  • Passeios de barco na ria formosa;
  • Bird Watching;
  • Castelo de Castro Marim;
  • Salinas de Castro Marim;
  • Centro histórico de Vila Real de Sto. António;
  • Uma visita à praia do Barril (conhecida pelo trajecto que é feito num pequeno comboio);
  • Ilha de Tavira;

 

Outras dicas

Uma vez que a praia de Cacela Velha é praticamente virgem, não existem serviços como bar, restaurante ou casas de banho no lado da praia. Por isso previna-se. Leve o suficiente para passar um dia incrível nesta que já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo. E já que está tão perto de Espanha, não deixe de visitar Ayamonte e as suas praias.

Já visitaram este lugar incrível? Partilhem connosco a vossa experiência abaixo nos comentários 👇

Até ao próximo “Mais roteiros, menos rotinas” 🤩