Devido à pandemia de COVID-19 que tem abalado o mundo desde o início do ano, a tendência que se verifica atualmente é uma procura cada vez maior por locais que permitam o contacto com a Natureza, ao invés de espaços fechados e que impliquem grandes concentrações de pessoas.

A pensar nisso, a eDreams, compilou uma lista com os 10 melhores locais em Portugal onde se podem reconectar com a natureza neste verão.

 

1.Piódão

A pequena aldeia histórica do Piódão, no concelho de Arganil, é um dos locais mais mágicos que pode visitar em 2020. Perdida no meio da serra do Açor, as suas vistas são imbatíveis e as tradicionais ruelas repletas de casinhas de xisto são mesmo de visita obrigatória.

 

 

 

 

 

2.Parque Natural Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é, sem dúvida, um dos paraísos naturais que mais vale a pena visitar este verão. Descubra miradouros com vistas de cortar a respiração, cascatas escondidas onde se pode refrescar, praias fluviais com atividades aquáticas para miúdos e graúdos, pequenas aldeias perdidas na serra, e ainda inúmeros trilhos (de diversas dificuldades) para percorrer.

 

 

 

 

 

 

3.Passadiços do Paiva, Arouca

Imagine uma caminhada de cerca de 8km pelo meio da natureza, na qual vai passar (em toda a segurança) por águas bravas, cascatas, praias fluviais e até uma ponte suspensa, podendo pelo caminho observar cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa: é esta a promessa que lhe fazem os Passadiços do Paiva, em Arouca.

 

 

 

 

 

4.Alto Douro Vinhateiro

A região do Alto Douro Vinhateiro é conhecida em todo o mundo pela qualidade dos seus vinhos, mas o cenário não fica atrás – se procura tranquilidade e um mundo de contrastes verdes e azuis, este é o seu destino em 2020. Não pode deixar de fazer um passeio de barco, a melhor forma de observar os socalcos e vinhas em todo o seu esplendor, e uma viagem no comboio histórico do Douro também não pode faltar.

 

 

 

 

5.Arquipélago das Berlengas

O Arquipélago das Berlengas é incontornável para quem pretende fazer turismo na Natureza em Portugal, pois nesta área protegida e reconhecida pela UNESCO, é possível encontrar a flora e a fauna ainda no seu estado mais selvagem. As atrações turísticas são várias, como o Forte de São João Baptista, o Farol Duque de Bragança ou o Centro de Visitantes e os vários trilhos e grutas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.Caminhos de Santiago

Mesmo que a sua motivação não seja a fé cristã, por que não aproveitar este ano mais atípico para se deixar levar num género de férias que nunca imaginou, e viajar… a pé? Os trilhos oficiais partem de vários pontos do país e permitem-lhe escolher o percurso a seguir – mais longo ou mais curto, passando pela costa, fazendo paragens estratégicas para provar maravilhas locais ou para pernoitar em determinados sítios históricos.

 

 

 

 

 

7.Alqueva

O Alentejo é mesmo o local certo para quem quer fugir de multidões. Se for até lá, não pode deixar de visitar a Barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, uma imensidão de água a perder de vista com inúmeras ilhotas “selvagens” que lhe conferem uma graça ainda maior. Para além das caminhadas, que lhe permitem contacto direto com diversas espécies de fauna e flora, e das cidades e vilas em redor, pode ainda dedicar-se a inúmeros desportos (náuticos e BTT) e até passeios de barco, avião, helicóptero, a cavalo ou balão de ar quente.

 

 

 

 

 

 

 

8.Praia de Benagil, Lagoa
A região pode ser caracterizada pelas suas várias grutas naturais à beira-mar, mas nenhuma como esta: para além de ser imensa, possui uma abertura no topo que deixa entrar o sol e cria efeitos de luz e cores sem igual. Para lá chegar é preciso organizar uma viagem de barco ou kayak, ou simplesmente nadar. E já que anda por ali, pode aproveitar para fazer o Percurso dos Sete Vales Suspensos, um trilho costeiro de 6km que liga as praias da Marinha e de Vale de Centeanes.

 

 

 

 

9.Pico Ruivo, Madeira

O trilho que liga a Achada da Teixeira ao Pico Ruivo (cerca de 6km, ida e volta) pode ser difícil, pois inclui uma subida de 300m, mas a sua beleza é incomparável. O tempo nublado é comum na zona mas, se tiver sorte, pode deparar-se com arco-íris e, lá em cima, muitas vezes sente que caminha entre as nuvens.

 

 

 

 

 

 

 

10.Ilha das Flores, Açores

Para quem quer fugir de multidões, é possível visitar uma das ilhas mais selvagens e menos visitadas do arquipélago: as Flores. No verão, com as hortenses em flor, a paisagem é espetacular pelo que não pode deixar de percorrer os muitos trilhos e conhecer, de perto, os cenários no seu esplendor. As lagoas são inúmeras – como o Poço da Ribeira do Ferreiro, a Lagoa Comprida e a Lagoa Escura – e formações rochosas como o Poço do Bacalhau ou a Rocha dos Bordões vão deixá-lo de boca aberta.

 

 

 

Artigo original: Sapo viagens